O que fazer em Florianópolis no inverno

O que fazer em Florianópolis no inverno?
Nem todo mundo surfa ou gosta de pegar praia no inverno. Pensando nisso, montamos algumas dicas do que fazer na ilha durante o inverno.
1- Visitar o Mercado Publico.
O Mercado além de muito charmoso, dispõe de lojas com produtos locais e bancas clássicas iguais as que se encontra em mercados das grandes capitais. Destaque para os peixes frescos, que nesse período do ano tem como carro chefe as tainhas.
O ponto forte do mercado são os restaurantes ao ar livre, que oferecem opções variadas de petiscos e pratos a base de frutos do mar. Ainda dentro do mercado, fica um dos restaurantes mais tradicionais da ilha, o Box 32, nele além de desfrutar de deliciosos pratos, é possível ver penduradas fotos de algumas celebridades e pessoas influentes que passaram por lá.
2- Conhecer Santo Antônio de Lisboa.
O bairro é um local de conexão com a cultura açoriana. Além da conhecida Igreja Nossa Senhora das Necessidades, fundada em 1756, existem construções com estilo açoriano que foram transformadas em restaurantes, lojas ou ateliês. O passeio é interessante, pois as atrações estão na maioria em um espaço curto, que podem ser exploradas através de uma pequena caminhada. Nesse espaço também fica a praia, onde se pode observar o famoso Por do Sol, que inclusive muitos apreciam sentado em algum dos restaurantes que ficam em sua orla. O Freguesia Oyster Bar é um que dispõe um deck em frente ao mar, onde os clientes podem apreciar suas típicas ostras e ainda curtir o por do sol.
3- Fazer o clássico e conhecer a Ponte Hercílio Luz.
Recentemente restaurada, a ponte foi reaberta 30/12/2019 e se tornou um dos locais mais apreciados pelos turistas. Para quem gosta de fotos, sem dúvida é um prato cheio.
4- Beira Mar Norte.
Após visitar a Ponte Hercílio Luz, é interessante tirar o final de tarde para curtir um por do sol na Beira Mar Norte. De carro, é possível parar em um dos bolsões (espaço de estacionamento e entretenimento) e sair caminhando ou mesmo apenas sentar-se e curtir o momento. No primeiro bolsão sentido centro está o Koxixos Bar. O restaurante possui mesas ao ar livre e oferece diversas refeições e bebidas.
5- Visitar o Ribeirão da Ilha.
O bairro que é um dos mais antigos de Floripa, fica localizado no sul da ilha e é um antigo reduto de estaleiros que atualmente estão em uso para cultivo de ostras. A cada rua percorrida é possível sentir a cultura local preservada. As ostras cultivadas no Ribeirão, são famosas em todo Brasil. Uma dica de restaurante para apreciar as famosas ostras ou mesmo comer uma bela tainha é o Rancho Açoriano. Nele além do acesso normal de quem vem de transporte terrestre, existe o trapiche, onde atracam os jet-skis e lanchas.
Inclusive é possível fazer sua refeição no próprio trapiche, admirando uma vista que é indescritível.
6- Passeio a Cavalo.
Uma atividade diferente e muito interessante, são os passeios a cavalo. No passeio, se percorre paisagens e trilhas pelo Parque Estadual do Rio Vermelho e pela Praia do Moçambique. São varias opções, inclusive ao amanhecer ou mesmo de Lua Cheia.
7- A Lagoa da Conceição é um destino certo.
No inverno a vantagem é não pegar horas de engarrafamento. No caminho sentido centro/bairro fica o mirante, onde sem dúvida está um dos cartões postais mais lindos e famosos da ilha. Já ao chegar na Lagoa, é possível praticar esportes como Sandboard, Stand up ou simplesmente curtir a “praia” maravilhosa. Para quem busca comer camarão de qualidade com preço acessível, a dica é o Restaurante Bokas. O restaurante oferece porções generosas que são muito procuradas para almoço em família. Após o almoço uma caminhada na avenida das rendeiras é a pedida.
8- Locar uma bike e dar uma volta em Jurere internacional.
No inverno o bairro fica mais vazio, então em um passeio de bike, é possível conhecer as ruas largas e as mansões luxuosas. No bairro ainda é interessante visitar o Shopping ao ar livre, que dispõe de lojas, cafeterias e restaurantes. A dica para locar a bike é a agencia Vortex, que fica próximo ao Open Shopping.
9- Parque estadual do Rio Vermelho.
O Parque fica no norte da ilha e dispõe de uma flora abundante, diversas espécies de aves, além de animais silvestres tratados no Centro de Triagem e que não podem voltar à natureza. Conhecer o Viveiro de mudas também é uma boa pedida.
Depois disso se ainda lhe restar tempo e energia, a dica é fazer uma trilha até a praia. É só decidir a preferencia, pois existem duas opções: uma com acesso à praia do Moçambique e outra à Lagoa da Conceição.
10- Picos de Surf mais tranquilos.
Para quem surfa ou curte surfe, o inverno é o período de melhores e maiores ondas. Em Floripa tem praias com diversos tipos de onda e bancadas. Só tenha cuidado em relação as regras de pesca da tainha e onde é possível surfar durante esse período. Em nosso post da pesca da tainha disponibilizamos informações sobre. Outra vantagem é o fato de encontrar picos sem crowd.
Ainda existem muitas atrações para serem curtidas na ilha e outras vantagens, mas o certo é que o inverno traz boas vantagens para se visitar Floripa. Além do transito que fica muito mais tranquilo, os hotéis possuem preços bem mais em conta e disponibilizando a mesma qualidade de serviço. Confira nossos preços para esse período.
