Rafting em Santo Amaro da Imperatriz

Se você já fez rafting, certamente gostaria de fazer de novo, se nunca fez, faça! Pois é uma aventura sem igual.
Um dos principais motivos dessa atividade ser cada vez mais buscada, é a possibilidade de se conectar com a natureza. Sem dúvidas no rafting, essa conexão é realmente um diferencial, você está sobre a água, literalmente sendo carregado pela natureza em um caminho até então desconhecido. O envolvimento com a natureza é total, já que abaixo, está a água corrente e as pedras que preenchem o solo. Ao redor você contempla árvores, animais, morros e muito verde. E por fim, acima está o céu, que é um dos protagonistas do passeio, se tiver sol então! Fica perfeito. Um lindo visual de céu azul. E se tiver chuva? Não tem problema a aventura fica ainda mais intensa e a adrenalina é garantida.
Partiremos a narrativa de nosso passeio, saindo de Florianópolis, local onde está situado o nosso hotel.
¥ Distância do centro de Floripa = 40km (em torno de uma hora)
Por questão de comodidade, segurança e preço, indicamos que o traslado seja feito com o Receptivo South Travel. Se for um grupo menor, o traslado é feito de Van ou veículo executivo, para grupos grandes, eles possuem ônibus de turismo também.
A Empresa de Rafting, não poderíamos escolher outra que não fosse a Apuama. Uma empresa assim como nós, que é Travel choice e estão entre os 10% melhores estabelecimentos no Tripadvisor.
¥ O que levar:
Roupas confortáveis e de secagem rápida (malha, lycra, tactel, dry fit).
O uso de calçado fechado (tênis ou sandália papete) Repelente e protetor solar. Obs: o Apuama possuí tênis, anoraks e short colete *sob solicitação.
A atividade tem alguns tipos de modelos e graus de dificuldade. Se você nunca fez e não está muito acostumado com água, ou é um pouco mais tranquilo, uma boa opção é o Rafting para iniciantes. A duração é de aproximadamente 1 hora e meia e o percurso de 3km. Mas se você já fez, ou é aquele tipo de pessoa que ama adrenalina assim como eu, opte preferencialmente pelo Rafting Aventura. Ele percorre 5 km em aproximadamente 2 horas. Eu nunca havia feito rafting e essa opção foi perfeita no quesito experiência.
Ambas podem ser praticadas por Crianças a partir de 8 anos, adultos e idosos acompanhados de instrutores. Claro que para aqueles que são cardíacos, gestantes e pessoas com problemas acentuados de coluna, existe uma certa restrição.
A adrenalina já começa a subir na chegada, com a proximidade do momento da aventura. A primeira coisa é preparar-se, escolher a roupa de borracha (se estiver frio), colocar o salva vidas e os calçados. Nesse momento todo mundo já começa a ficar inquieto e ansioso. Em seguida os instrutores passam um tutorial de como todos devem se comportar durante o percurso. Prestando atenção nas instruções, você vai sair-se muito bem e até quem sabe, sentir-se um grande desbravador das corredeiras.
A descida é feita no Rio Cubatão, que percorre 62km entre os municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara e Palhoça.
Ao chegarmos na beira do rio, a natureza já enche os olhos. A vontade é de parar ali e acampar, de tão bonito.
A primeira decisão é onde sentar no bote. Eu senti que quem fica na frente, precisa remar mais e a aventura é um pouco mais intensa, assim como é nas montanhas russas. Mas certamente qualquer lugar do bote a diversão é garantida.
Ao iniciar as descidas, começa a overdose de belezas naturais, as pessoas não sabem se remam ou ficam observando a natureza. O instrutor muitas vezes tem que dar uma incentivada, e a equipe precisa se comunicar o tempo todo, do contrário ficam todos paralisados observando as belezas naturais. O esporte, além de ser uma grande aventura, também se torna um exercício de equipe, atividade perfeita para um “team building” empresarial ou familiar.
Durante a descida, a equipe vai pegando o jeito e as ações ficando cada vez mais sincronizadas. O legal é que os instrutores também fazem algumas paradas para um banho de rio e também apreciação da natureza.
Não deixe de curtir um dia de aventura como esse. Seja com sol, chuva, no frio ou calor, será um momento marcante em sua vida.
O Apuama ainda tem outros circuitos de aventura (arvorismo, rapel, expedições, vôo livre e trilhas. Falando em trilha, se você gosta, não deixe de visitar nossos posts sobre a trilha da Lagoinha do Leste e a Trilha da Boa Vista.
Bom, espero ter ajudado com um pouquinho de informação. Nos vemos no próximo post.
