Saiba como visitar e o que fazer na Ponte Hercílio Luz

A Ponte foi inaugurada em 1926 como solução inovadora e vital para cidade. Em sua história recente permaneceu totalmente interditada entre julho de 1991 e dezembro de 2019. Agora, após reabertura tornou-se um dos principais atrativos turísticos de Florianópolis.
Hoje decidimos falar um pouco sobre esse patrimônio tão querido de Floripa, que sempre foi motivo para ótimas fotos seja de dia ou durante a noite.
Mas antes, alguns dados para conhecimento:
- Inicio das obras em 1922.
- Inaugurada em 1926.
- Interditada totalmente em 1991 (importante dizer que houveram outras interdições parciais e totais antes desse ano).
- 2006 Inicio das obras de restauração.
- 2019 Reabertura (praticamente 2020, pois foi final de dezembro).
Sobre a história
A Ponte Hercílio Luz recebeu esse nome em homenagem ao Governador Hercílio Luz, que foi um dos responsáveis pela sua construção. A ideia inicial era nomeá-la como Ponte da Independência, porém a morte do Governador Hercílio Luz 2 anos antes de sua inauguração, foi determinante para a nomeação. Das décadas de 30 até 80 a ponte cumpriu com seu papel e foi a ligação entre Floripa e o continente.
Poderíamos discorrer mais sobre a história ou falar dos problemas com as obras que levaram mais de 13 anos para serem finalizadas. No entanto o foco a partir de agora é falar sobre como ela está e de que forma se tornou um dos principais atrativos turísticos da região.
Reinauguração e seus primeiros dias.
Durante os primeiros dias a Ponte recebeu diversos eventos e atrações.
Entre estes: desfile de carros antigos, bungee jumping, atrações culturais e musicais. Como estávamos em alta temporada, o publico foi enorme, misturando milhares de moradores e turistas que se aglomeravam na ponte afim de caminhar sobre seus metais e arranjar um cantinho para tirar belas fotos.
O entorno da ponte foi adaptado para o turismo e passou a ter food-truck, cervejaria, banquinhas e banheiro.
O passeio sobre a Ponte é realmente encantador, pois além da vista desse lindo projeto arquitetônico, quando se olha para baixo entre as grades que formam o piso da Ponte, é possível enxergar o vasto mar abaixo dos pés. Ou se preferir pode admirar as paisagens se colocando próximo ao parapeito da Ponte. Ambos os lados possibilitam ver belíssimas paisagens da ilha ou do continente. São lugares e ângulos intermináveis, tornando-se um prato cheio para quem curte tirar belas fotos, com diferentes temas.
Passar na ponte de bicicleta também é uma boa opção.
No entorno da Ponte, o Parque da Luz oferece um belo espaço familiar além de espaços para práticas de esportes. Já do lado continental é possível com uma boa caminhada chegar na Beira Mar do Estreito.
O importante é fazer o passeio e curtir um belo dia e curtir essa experiência única. Algumas curiosidades sobre a Ponte:
- Maior Ponte Pênsil do Brasil
- Para atravessa-la se pagava pedágio até 1935
- Existiam apenas outras duas pontes do mesmo modelo no mundo
- Projeto de dois engenheiros norte-americanos
Realmente a Ponte trás boas possibilidades seja para turistas ou moradores. Você morador que não visitou ainda, não deixe de contemplar esse marco de nossa cidade. Você que é turista, quando nos visitar se programe para conhecer esse belo atrativo.
Caso hospede-se conosco, lhe indicaremos ótimas opções para você possa curtir esse momento com conforto e segurança.
Espero ter colaborado com mais um pouquinho de informação. Até a próxima.
