Saiba mais sobre a fauna de Florianópolis e onde observá-la

Se você chegou aqui por causa de nosso post no Instagram com a surpreendente foto de um Jacaré em frente ao Shopping, pode ter certeza que ficará ainda mais surpreso ao saber dos outros animais que andam soltos em nossa Ilha.
Tiramos a foto essa semana. O registro foi feito em frente ao Shopping Iguatemi, que está localizado no Santa Monica, bairro tradicional de nossa ilha. O córrego onde o réptil foi fotografado se estende por uma grande área, passando inclusive pelo famoso
manguezal
que percorre parte da avenida Beira Mar Norte. Lembrando que esse
manguezal
é o segundo maior
manguezal
urbano do País.
*Dica: Se quiser ter uma ideia do tamanho desse manguezal, é só acessar a praça de alimentação do Shopping Iguatemi e dar uma boa olhada lá de cima.
Os Jacarés são da espécie Papo Amarelo e durante as tardes de sol, sobem nas margens para se aquecer. Essa espécie pode alcançar até 3 metros de comprimento.
É bom lembrar que se trata de um animal selvagem, então caso decida ir vê-los, respeite o ambiente dos animais e não se aproxime.
Os jacarés não são os únicos répteis que habitam nossa ilha. Segundo pesquisas, existem mais de 36 espécies. Abaixo destacamos algumas:
- Tartaruga de Orelha Vermelha – Essa é aquela tartaruguinha que estamos acostumados a ver nas lojas especializadas. É a tartaruga mais popular como Pet de estimação.
- Cobra Coral – É uma serpente de coloração vermelha, preta e branca. Se alimentam de outras cobras, repteis, anfíbios, peixes...
- Teiú – É o maior lagarto do continente e pode atingir até 1,2m de comprimento.
Bom, você já deve ter percebido que não estamos citando nomes científicos, caso queira saber melhor, ao final do post deixaremos as fontes que possuem essas informações.
Claro que os mamíferos sempre chamam muito atenção e não poderíamos deixar de destaca-los. A ilha conta com mais de 25 espécies e novamente separamos alguns para falar:
- Lontra Brasileira – Conhecida como a onça da água, as lontras são animais raros na natureza e podem ser encontradas na Lagoa do Peri. Inclusive recomendamos que você conheça o Projeto Lontra.
- Tamanduá Mirim – mede até 1,1m e pode pesar até 7kg. Se alimentam principalmente de cupins, formigas, abelha e mel.
- Saguis – Esses pequenos primatas chegaram em Florianópolis por volta dos anos 60. É fácil vê-los no Parque Ecológico do Córrego Grande. Caso decida visita-los, evite dar alimentos e não toque ou aproxime-se demais deles.
Não poderíamos deixar de citar as lindas Aves. Ao todo existem mais de 300 espécies. São tantas aves espetaculares que fica difícil escolher algumas. Mas vamos lá:
- Gavião Pega Macaco – É uma das águias florestais mais observadas na Mata Atlântica. Mede até 70cm e pesa em torno de 900g.
- Acauã – É um falcão especializado na captura de serpentes. Mede até 60cm e pesa em torno de meio quilo.
- Gavião Pombo Pequeno – Mede até 49cm e se alimenta de invertebrados. Seu corpo é branco e as asas pretas.
- Gralha Azul – É uma espécie de corvo, muito inteligente e apresenta uma comunicação bem complexa. É possível avista-la em diferentes locais da cidade, inclusive próximo das praias.
Caso, assim como eu, você também goste de observar e fotografar aves, a dica é visitar o Parque Estadual do Rio Vermelho. Levantamento recente da fauna, registrou a ocorrência de 140 espécies de aves no Parque. Além disso, a Flora também é um espetáculo a parte.
Bom, ainda existem os anfíbios (mais de 50 espécies), ictiofauna (peixes) e muita natureza viva. Mas tentamos resumir, apresentando uma leitura rápida e informativa para você.
Nos encontramos no próximo post e não se esqueça: “A Natureza não tem cópia, preserve a Original”.
Fontes:
Fundação Osvaldo Cruz
CCA - UFSC
https://ambientes.ambientebrasil.com.br
http://www.avesderapinabrasil.com
http://www.ao.com.br/
Frase citada – Iasmin Boaventura Pedrozo.
